quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Hoje publiquei em meu facebook 2 posts relacionados 2 personalidades que particularmente admiro: Rickson Gracie e Bob Marley. Eles em comum? A consciência de lutar sempre pelo melhor! Assim, vejo também essa situação, muitas vezes, em minha profissão, e então segue o recado também no meu blog.

Levante! Resista! Lute pelos seus direitos!
Levante! Resista!: Não desista da luta!
(Bob Marley)



"Onde há desconforto não há medo. Nestas posições muito difíceis que você está em um pequeno pedaço do inferno, e através deste sofrimento diário, você aprende a sobreviver nestas situações.
Você tem que encontrar conforto em situações desconfortáveis. Você tem que ser capaz de viver em seu pior pesadelo. (...)
Isso condiciona a mente a construir esse foco, para aumentar a sua consciência, a sua capacidade de resolver problemas.
Às vezes, você não tem que ganhar. Você não pode vencer. Mas isso não tem nada a ver com a derrota. "
(Rickson Gracie)

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Reportagem sobre a Educação Básica no Brasil no "Bom Dia Brasil" / Rede Globo e os resultados do IDEB/2011

Bom dia a todos e a todas!

Hoje pela manhã liguei a TV e vi no "Bom Dia Brasil" uma reportagem onde o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, analisou os resultados do IDEB/2011.

Veja nos links do Portal MEC também sobre a apresentação dos resultados em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18013
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18014

Independentemente dos resultados, e os números "comprovam" as melhoras, a qualidade do ensino é péssima. Muita gente é culpada e/ou responsável, mas devemos realmente pensar no futuro que queremos para este país se realmente não fizermos algo produtivo pela educação.

Quando ainda trabalhava na indústria têxtil, em 2000, fiz estágio em uma escola estadual em Nova Friburgo e comentei inclusive isso com colegas de trabalho da empresa do quão assustado fiquei com a falta de infraestrutura básica. Anos passaram e a realidade ainda continua...

OBS: Até a Rede Globo confirma isso! Pena que essa reportagem e as análises somente são ditas às 8h da manhã...

Dinheiro, sabe-se, não falta. O que falta é realmente atacar os problemas reais da educação básica, e não há como negar que a falta de recursos aplicados na escola e a péssima remuneração dos profissionais de educação são verdadeiros e grandiosos problemas, mas não os únicos.

Entra político, sai político, era burocrata e sai burocrata, e os problemas continuam.

Sobre a reportagem, existem coisas questionáveis (sempre irão atacar as quotas ou colocar a educação/formação humana como fator econômico-capitalista) mas algumas coisas que foram ditas servem de reflexão, principalmente aos burocratas, pois concordo com o jornalista Chico Pinheiro: "qualquer burocratazinho ganha mais hoje no serviço público do que um professor! Qualquer prédio ou repartição pública em nosso país é melhor que a nossa escola!"

Até quando isso continuará?

Vejam também as reportagens do "Bom dia Brasil!"

Abraços a todos!







terça-feira, 14 de agosto de 2012

Ainda serve como alternativa?

Em meio às discussões sobre mobilidade urbana, onde inclusive falei sobre este assunto com os estudantes do  C.E. Augusto Spinelli, segue abaixo algumas imagens que servem de reflexão sobre quais caminhos devemos seguir em relação ao transporte público em nossas cidades, tendo em vista que em muitos países os transportes sobre trilhos ainda são uma significativa alternativa diante do caos urbano em que vivenciamos.

Abraços enormes!

: Todas as imagens foram retiradas do facebook no link abaixo:
http://www.facebook.com/historiasdorio

Linha Campo Grande - Guaratiba


Bonde no Alto da Boa Vista em 1965


Bonde Ilha do Governador a Campo Grande.




Teste vocacional grátis - Vale a pena fazer!!

Olá queridos estudantes e amigos!

Procurei na internet alguma coisa relacionada a cursos online gratuitos para ajudar os estudantes em seu rendimento escolar, . Daí encontrei na página http://cursosonlinegratis.com.br/teste-vocacional-qual-faculdade-fazer/ e segue em anexo imagens para facilitar os estudantes que quiserem realizar o teste.

Penso que será muito válido, inclusive, àqueles que desejam fazer provas para o IFF e/ou CEFET.

Abraços a todos!







quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Tema: Relevo brasileiro (Pré-Jac / Aula de geografia)

Olá queridos estudantes! Esta matéria é destinada aos estudantes do Pré-Jac: 

http://www.suapesquisa.com/relevo/
Relevo Brasileiro:
Informações sobre o relevo do Brasil, classificação, unidade de relevo no Brasil, influência no clima, geografia física, montanhas, escarpas, falhas, dobras, depressões, planícies e planaltos, pontos culminantes do Brasil, erosão, mapa do Brasil Físico
Introdução
O território brasileiro pode ser dividido em grandes unidades e classificado a partir de diversos critérios. Uma das primeiras classificações do relevo brasileiro, identificou oito unidades e foi elaborada na década de 1940 pelo geógrafo Aroldo de Azevedo. No ano de 1958, essa classificação tradicional foi substituída pela tipologia do geógrafo Aziz Ab´Sáber, que acrescentou duas novas unidades de relevo.
Classificações de relevo
Uma das classificações mais atuais é do ano de 1995, de autoria do geógrafo e pesquisador Jurandyr Ross, do Departamento de Geografia da USP (Universidade de São Paulo). Seu estudo fundamenta-se no grande projeto Radambrasil, um levantamento feito entre os anos de 1970 e 1985. O Radambrasil tirou diversas fotos da superfície do território brasileiro, através de um sofisticado radar acoplado em um avião. Jurandyr Ross estabelece 28 unidades de relevo, que podem ser divididas em planaltos, planícies e depressões. Características do relevo brasileiro
O relevo do Brasil tem formação muito antiga e resulta principalmente de atividades internas do planeta Terra e de vários ciclos climáticos. A erosão, por exemplo, foi provocada pela mudança constante de climas úmido, quente, semi-árido e árido. Outros fenômenos da natureza (ventos e chuvas) também contribuíram no processo de erosão.
O relevo brasileiro apresenta-se em :
Planaltos – superfícies com elevação e aplainadas , marcadas por escarpas onde o processo de desgaste é superior ao de acúmulo de sedimentos.
Planícies – superfícies relativamente planas , onde o processo de deposição de sedimentos é superior ao de desgaste.
Depressão Absoluta - região que fica abaixo do nível do mar.
Depressão Relativa – fica acima do nível do mar . A periférica paulista, por exemplo, é uma depressão relativa.
Montanhas – elevações naturais do relevo, podendo ter várias origens , como falhas ou dobras.

+++
http://www.ibge.gov.br/7a12/conhecer_brasil/default.php?id_tema_menu=1&id_tema_submenu=2
Nosso Território: Relevo e Clima - O Brasil no Mundo - Divisão Territorial - Relevo e Clima - Fauna e Flora - Ecossistemas - Recursos Minerais
O relevo brasileiro
O relevo brasileiro é constituído, principalmente, por planaltos, planícies e depressões. Os planaltos são terrenos mais antigos relativamente planos, situados em altitudes mais elevadas. Destacam-se o Planalto Central Brasileiro, Centro Sul de Minas, Planalto da Amazônia Oriental e os planaltos da Bacia do Parnaíba e da Bacia do Paraná. As planícies são áreas essencialmente planas formadas a partir da deposição de sedimentos provenientes de áreas mais elevadas. São as formas de relevo mais recentes no tempo geológico, e no Brasil podemos destacar as planícies do Pantanal, do Rio Amazonas, e as localizadas ao longo do litoral brasileiro. Já as depressões são uma parte do relevo existente em altitudes mais baixas que as altitudes das áreas adjacentes, inclusive aquelas que se encontram abaixo do nível do mar. Um exemplo é a depressão amazônica.
O clima brasileiro
O Brasil é um país com grande diversidade climática. Em alguns lugares faz frio e em outros muito calor, mas em geral a temperatura é elevada em quase todo o território. Há três tipos de clima no país: equatorial, tropical e temperado. O clima equatorial abrange boa parte do território nacional, englobando principalmente a região da Floresta Amazônica, onde chove quase diariamente e faz muito calor. Já o clima tropical varia de acordo com a região, mas também é quente e com chuvas menos regulares. O sul do Brasil é a região mais fria do país. Nela predomina o clima temperado que, no inverno, pode atingir temperaturas inferiores a zero grau.

+++
http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/relevo-brasileiro.htm

Antes de conhecer o relevo brasileiro, é preciso saber primeiro o que é relevo. Relevo são irregularidades na superfície terrestre. O relevo brasileiro possui uma grande variedade morfológica que podem ser classificadas em: planaltos, planícies, chapadas, depressões, que foram formados por fatores internos e externos. Os fatores internos (endógenos) são forças do interior da Terra como vulcanismo e tectonismo, atuam como agentes modeladores do relevo. Os fatores externos (exógenos) são agentes modeladores do relevo que advém dos fenômenos climáticos, ou naturais, ventos, rios e chuva. No Brasil há predomínio de pequenas elevações, o ponto mais alto é o Pico da Neblina (3.014 m). Classificação do relevo brasileiro A primeira tentativa de classificação do relevo brasileiro ocorreu em meados do século XIX, mas as classificações eram confusas e sem definições concretas. Em 1949, foi criada uma classificação do relevo brasileiro segundo Aroldo de Azevedo, que teve uma boa aceitação no país. Aroldo então classificou o relevo da seguinte forma: quatro planaltos (das Guianas, Central, Atlântico, e Meridional), três planícies (Amazônica, Costeira e do Pantanal). Aziz N. Ab’Saber conceituado geógrafo realizou uma nova classificação do relevo brasileiro, utilizando aerofotogrametria (foto aérea), e classificou o relevo brasileiro em planaltos, planície e depressões. Observe as características do relevo brasileiro segundo o geógrafo Jurandyr L.S Ross. Planalto: È uma superfície irregular com altitude acima de 200m. Planície: Superfície mais ou menos plana de formação sedimentar. Depressão: È uma superfície que sofreu processo erosivo e possui altitudes abaixo das áreas ao redor.

+++
Vale a pena também, para aqueles que queiram aprofundar no assunto, consultar a página do wikipedia, pois a página é bem explicativa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Relevo_do_Brasil

Abraços a todos!
Olá queridos amigos e estudantes! A partir de hoje buscarei, através deste blog, um contato mais direto com todos, tendo em vista que nem todos são associados as redes sociais tradicionais(facebook, orkut, twiter...). Meus objetivos são estreitar possibilidades aos estudantes de um contato direto com determinados assuntos trabalhados durante o ano letivo, bem como trazer informações alternativas aos estudantes dentro das Ciências Humanas nas quais leciono (História, Geografia, Sociologia e Filosofia), onde serão abordados assuntos sociais, políticos, econômicos, culturais, filosóficos, ideológicos, religiosos, enfim, tudo que se relacione as Ciências Humanas. Quero ressaltar, no entanto, que este espaço NÃO É POLÍTICO-PARTIDÁRIO. Meu objetivo é acadêmico, pedagógico e científico. Por vezes utilizarei referências partidárias, religiosas, etc, com clara tendência ideológica, mas NUNCA com o objeto político-partidário, bem com cunho preconceituoso, etnocêntrico, homofóbico, enfim. Tenho certeza que, com mais esse espaço, temos chance de crescimento mútuo, onde consequentemente espero com isso receber sugestões e críticas construtivas. no intuito do crescimento de todos nós! No momento, fico por aqui. Abraços a todos! Ronan Madureira Tavares